quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA 21 DE FEVEREIRO

 


Desde 1999 que se celebra, no âmbito da UNESCO, o Dia Internacional da Língua Materna, no dia 21 de fevereiro. O nosso Agrupamento escolheu vários anos esta data como central das suas atividades enquanto Escola Associada da UNESCO, entre outras razões, como forma de homenagem à nossa patrona, Carolina Michaëlis, importante filóloga e estudiosa da nossa língua. A acrescentar a esse facto, a importância da língua materna no processo transversal das aprendizagens.

Celebrar a língua materna não é apenas celebrar a nossa língua, mas a diversidade linguística a nível mundial, as línguas maternas dos diferentes países e comunidades, é celebrar a diversidade linguística, impedindo o desaparecimento de inúmeras língua, tal como tem vindo a acontecer nas últimas décadas, elevando-se a 40% de habitantes do planeta que não têm acesso à aprendizagem numa língua que falam quotidianamente. Deixar morrer a língua equivale a deixar morrer a cultura e submeter-se ao poder instalado, perdendo a sua identidade.

Por isso o tema de 2021 é "Fomentar o multilinguismo para a inclusão na educação e na sociedade", reconhecendo que as línguas e o multilinguismo podem promover a inclusão e o foco dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em não deixar ninguém para trás.

Sem comentários:

Enviar um comentário