quinta-feira, 4 de março de 2021

DIA MUNDIAL DA ENGENHARIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 




Lançamento do Segundo Relatório de Engenharia da UNESCO

Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável: Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Relatório da UNESCO salienta que o reforço das capacidades de engenharia é fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável

Apesar de uma elevada procura em matéria de engenharia, é necessário um esforço global para colmatar certas disparidades regionais específicas, nomeadamente em África, recomenda o segundo Relatório de Engenharia da UNESCO. Intitulado Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável: Alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é lançado hoje por ocasião do Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável, celebrado a 4 de março.

O estudo salienta a inadequação da atual capacidade de engenharia para alcançarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) acordados internacionalmente e chama a atenção para a falta de diversidade neste domínio. Explica como a igualdade de oportunidades é essencial para assegurar a inclusão e a igualdade de género na profissão e para permitir que esta atinja o seu potencial.

"A engenharia é uma das chaves para o desenvolvimento sustentável das nossas sociedades; para explorar todo o seu potencial, o mundo precisa de mais engenheiros e de maior igualdade". Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO

O Relatório salienta ainda que " a situação sem precedentes vivida com a pandemia da COVID-19 revelou como as nossas sociedades estão interligadas e mostrou como as inovações científicas podem permitir uma maior resiliência através da aplicação prática da engenharia".

O Relatório fornece uma visão geral das inovações no campo da engenharia e das ações desenvolvidas com vista à realização dos ODS, para as quais contribuíram atores oriundos de todas as regiões do mundo. Realça o papel essencial da engenharia na realização de cada um dos 17 ODS e explica porque é que a mobilização da profissão é fundamental.

O documento também demonstra até que ponto as inovações no setor da engenharia e das novas tecnologias estão a melhorar o nosso mundo - em particular aquelas que se baseiam em tecnologias e em dados da informação e comunicação. Mais importante ainda, demonstra o papel vital da engenharia na resolução dos principais desafios atuais, tais como as alterações climáticas, a urbanização e a preservação da saúde dos nossos oceanos e das nossas florestas.

"A própria engenharia precisa de evoluir e tornar-se mais inovadora, mais inclusiva, mais cooperativa e mais responsável", dizem os autores. Há, portanto, uma necessidade urgente de um novo paradigma neste campo, que permita ultrapassar as divisões tradicionais entre disciplinas, que apresente uma abordagem simultaneamente interdisciplinar e multidisciplinar, e através do qual a engenharia possa abordar questões complexas, tais como as alterações climáticas. Além disso, os engenheiros precisam de compreender e assumir a sua responsabilidade social, contribuindo para a evolução rumo a um mundo mais sustentável, resiliente e equitativo para todos.

O relatório foi realizado em colaboração com a Academia Chinesa de Engenharia, o Centro Internacional de Formação em Engenharia (ICEE), com sede na Universidade de Tsinghuan, a Federação Mundial das Organizações de Engenheiros (WFEO), e várias outras organizações internacionais de engenharia. Mais informações e download do Relatório (https://en.unesco.org/reports/engineering).

Sem comentários:

Enviar um comentário