segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas Festas



Sendo este um período de solidariedade, deixamos aqui, para todos, os nossos votos de Bom Natal e um Bom Ano de 2012.

A Coordenadora de SEA

Ângela Marques

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A nossa Escola na Revista Ensino Magazine


No passado mês de novembro, foi publicado um artigo na revista Ensino Magazine, disponível na BE/CRE, acerca do nosso Projeto "Comunicando melhor, Cultivamos a Paz". Podem ler a totalidade do texto no respetivo site.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A expressão plástica dos Direitos Humanos


7º A


10 DE DEZEMBRO


DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS


Há pouco mais de sessenta anos, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a Declaração Universal dos Direitos Humanos como baluarte contra a opressão e a discriminação (a Carta Internacional dos Direitos Humanos foi adoptada e proclamada pela Assembleia Geral na sua Resolução 217 A (III) de 10 de Dezembro de 1948). Após uma guerra mundial devastadora, durante a qual foram cometidos crimes extremamente bárbaros, a declaração Universal foi o primeiro instrumento em que os direitos e as liberdades individuais foram enunciados de uma maneira tão pormenorizada. Foi também o primeiro instrumento a reconhecer que os direitos humanos e as liberdades fundamentais se aplicam a todas as pessoas, em toda a parte. Neste sentido, a Declaração Universal constitui um marco notável na história mundial. Hoje, a declaração Universal continua a afectar a vida das pessoas e a inspirar o activismo em prol dos direitos humanos e a legislação neste domínio no mundo interiro.
A fim de lembrar esse documento e comemorar o dia Universal dos Direitos Humanos, a turma A, do 7º ano realizou um trabalho de expressão visual com a técnica da colagem, a partir da leitura e interpretação de alguns dos artigos  que constam dessa Carta.
  
José Sinde, professor de Educação Visual

sábado, 10 de dezembro de 2011

10 de dezembro - Dia dos Direitos Humanos


Eleanor Roosevelt exibe cartaz contendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1949).
 
 
 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A poesia e os Direitos do Homem

A poesia também celebra os Direitos do Homem.
Aqui se comprova com o vídeo do poeta brasileiro Thiago de Mello, declamando o seu poema "Os estatutos do homem", no Festival Poesia Direitos Humanos, no Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 2006.


Thiago de Mello, 10 de dezembro de 2006, Rio de Janeiro



Celebrar os Direitos Humanos

Balanço




Decorrido o primeiro ano de actividades (2009/2010), no âmbito do Sistema de Escolas Associadas da Unesco, surge agora com segurança a possibilidade de manter um blog, onde sistematicamente se possa dar notícia do que vai acontecendo. Daí termos eliminado o anterior e criado um novo que terá seguramente vida mais longa.
Contamos com a colaboração de todos os membros da comunidade escolar para que este venha a ser um espaço vivo, de debate e criação. O reflexo de um espírito que se pretende crítico e inovador, ao serviço dos ideais dos Direitos Humanos, da Tolerância e da Paz.
Enviem os vossos textos para o endereço de mail que se encontra no perfil, comentem as notícias, façam sugestões.
Sejam benvindos!

COMUNICANDO MELHOR, CULTIVAMOS A PAZ





A partir do dia 9 de Setembro de 2010, a Escola Secundária Carolina Michaëlis passou a ser mais uma das Escolas Associadas da Unesco e, como tal, compromete-se a promover todo o tipo de estratégias e actividades que colaborem para a sua identificação com os princípios da Unesco, de defesa da Paz e dos Direitos do Homem, ajudando a formação integral dos jovens, participantes na construção de um mundo melhor e sustentável.